Santa Maria

Cemitério Santa Rita será administrado pela prefeitura

O cemitério Santa Rita, na Faixa Velha, vai passar ao comando da prefeitura até 27 de novembro, devido a uma decisão judicial. A história é longa: em 1970, os padres palotinos pediram autorização à prefeitura para construir um cemitério particular e, em contrapartida, tiveram de doar a área ao Cemitério Municipal São José e cumprir requisitos.

O Santa Rita foi construído pelos palotinos e era administrado pela empresa Triângulo. Porém, em 2000, o Ministério Público (MP) entrou com uma ação judicial alegando que os palotinos não cumpriram todas as cláusulas do convênio. Este ano, a decisão transitou em julgado, determinando que a prefeitura assuma o Santa Rita até dia 27.

Segundo a procuradora jurídica do município, Anny Desconzi, a prefeitura não queria assumir o cemitério, mas tem de cumprir a decisão. Por isso, a intenção é abrir licitação para contratar uma empresa para administrar o Santa Rita. Mas, até agora, a prefeitura não recebeu nenhuma informação de quantos terrenos há no cemitério e quem são os donos.

Estima-se que haja 5 mil lotes vendidos, que pagam anuidade de R$ 100. Anny garante que a prefeitura vai colocar funcionários do município para cuidar do cemitério e fazer os enterros, até que seja escolhida uma empresa para administrá-lo.

_ Para os proprietários, a única coisa que vai mudar agora é que a anuidade passará a ser paga à prefeitura _ diz ela.

Os 14 empregados da Triângulo temem por seu futuro. Ontem, equipamentos foram retirados do cemitério (foto). A empresa garantiu que há materiais para fazer enterros por mais três meses.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Conheça o e-book sobre empreendedorismo baseado na série de reportagens

Próximo

Prestação de contas do primeiro turno mostra gastos dos deputados reeleitos

Economia